yu_yu_hakusho

Yu Yu Hakusho (Yu Yu Hakusho?) é uma série de mangá escrita e desenhada pelo manga-ka Yoshihiro Togashi e posteriormente adaptada para um anime produzido pelo Estúdio Pierrot.

No Japão o mangá foi publicado pela editora Shueisha, na revista Shonen Jump, e posteriormente compilado em 19 volumes, entre 1990 e 1994, mas, em 2004, Togashi relança o mangá com novas capas, ilustrações e páginas coloridas, em 15 volumes. No Brasil foi publicado pela editora JBC entre 2002 e 2004, em 38 edições. Está programado pela JBC para publicar no Brasil a edição definitiva do mangá entre o final de 2006 e o início de 2007.

O anime, dirigido por Noriyuki Abe e co-produzido pela Tv Fuji, Yomiko Advertising e Estúdio Pierrot, consiste em 112 episódios exibidos originalmente no Japão pela Tv Fuji entre 10 de outubro de 1992 á 7 de Janeiro de 1995. A série começou a ser exibida no Brasil no final dos anos 90 pela extinta Rede Manchete em março de 1997 trazido pela falida Tikara Filmes. Em 2004 foi reprisado com nova dublagem pelo Cartoon Network.

Em 2006 a série foi lançada em DVD no Brasil pela Playarte, com 4 boxes lançados nesse ano.

Em 2008 a Playarte completou a coleção de DVD com os lançamentos da saga de Sensui (Portal Para o Mundo das Trevas ou Saga do Capítulo Negro) e da saga de Makai (Saga dos Três Demônios). Totalizando 9 boxes, 30 volumes separados.

A série conta a história de Yusuke Urameshi, um “Bad Boy” que morreu atropelado ao tentar salvar uma criança. Como seu ato foi inesperado por todos principalmente o Mundo Espiritual (Reikai), Yusuke teve a chance de voltar a viver após fazer um teste para voltar como Detetive Espiritual. Após voltar, ele deve se dedicar a combater os demônios do Mundo das Trevas (Makai) que por um acaso venham a se infiltrar no Mundo dos Homens (Ningenkai).

Os amigos de Yusuke o acompanham em sua trajetória. São eles Kazuma Kuwabara, um amigo de colégio com quem ele disputava brigas na rua, mas cuja relação ficou muito mais humana e sincera depois da morte de Yusuke, e Kurama e Hiei, dois Youkais que se aliaram a Yusuke após serem derrotados pelo detetive.

Esse anime possúi uma trama envolvente, sua objetividade distinta e a simplicidade e maestria com que são abordados todos os assuntos da trama o tornam muito interessante, principalmente quanto ao aspecto psicológico e carisma das personagens.

A única saga até então que possui em seu enredo todos os personagens e não apenas os principais, com sentimentos e carisma a ponto de serem marcados na história, se desenrola de maneira tão perfeita durante a trama uma relação público anime que se torna inesquecível para todos que tiveram o prazer de assistir seus míseros 112 episódios.

A força de Yu Yu Hakusho está em como as relações e emoções dos personagens são mostradas tão claramente no meio de um cenário de aventuras tão empolgantes. A trilha sonora é uma das melhores, tanto as canções quanto as melodias de fundo.

Além dos 112 episódios para televisão, também foram lançados um OVA um Movie. Tanto OVA, de aproximadamente 35min, quanto o Movie (60min) não possuem ligação cronológica com a série de TV. O OVA narra a história de Yusuke e Kuwabara indo ao resgate de Koema e no Movie, nossos heróis combatem os Habitantes do MeiKai (equivalente ao “Céu” do Makai – inferno) em defesa da Esfera do Poder.

Personagens Principais

Yusuke Urameshi

Yusuke Urameshi era um jovem de 14 anos que estudava na escola de Sarayashiki. Gostava de matar aulas no telhado da escola e sempre tomava broncas da Keiko. Era odiado principalmente pelos professores Iwamoto e Akashi. No começo do anime ele era muito briguento e declarado mau caráter, mas depois demonstra ser muito melhor do que muitos pensavam. Determinado, sua principal arma é o Reigun (Leigan) e a sorte, é descendente do Youkai Raizen com Kuda Kusushi. Sua mãe chama-se Atsuko Urameshi.

Kazuma Kuwabara

Ele é um jovem de 14 anos que dizia ser o bad boy número 1 de Sarayashiki, escola onde estuda, mas não era nada comparado a Yusuke. Não é o melhor aluno da escola, mas é um ótimo lutador. Movido por uma desenfreada vontade de vencer Urameshi, sempre o desafia, tendo sua determinação fortalecida ao apanhar de Yusukue. Mesmo assim anseia por um dia vencer e mostrar a todos que ele é o mais forte da cidade.

No Torneio das Trevas era o único humano do “Time Urameshi”, o fazendo aparentar ser mais fraco que os demais. Dono de uma sensibilidade espiritual incrível, tem como principal arma o Lei Ken, sua espada feita de poder espiritual.

Kurama Youko

Kurama é um Youkai nascido no mundo das trevas, o Makai. Após ser ferido gravemente por um caçador, Kurama entrou no corpo de uma criança que estava para nascer e recebeu o nome de Shuichi Minamino, após um tempo acabou sentindo afeto por sua mãe Shiori Minamino, e resolveu continuar como filho dela.

Em seu corpo como Shuichi tem 15 anos e é extremamente calmo, gentil, educado, e um ótimo aluno o que pode passar uma idéia falsa de seu verdadeiro potencial em uma batalha. Dá grande importância à amizade e faz de tudo para ajudar um amigo. Gosta de sua mãe acima de tudo e não mede esforços para ajudá-la.

Jaganshi Hiei

Era um jovem misterioso, assassino no Makai, filho de uma Koorihime ou mulher de Gelo. Tem uma irmã gêmea, chamada Yukina (princesa e deusa do gelo). Foi separado da mãe por levar a fama de Criança Maldita (Órfão Maldoso). Implantou o Jagan (terceiro olho) para procurar o país de Gelo e matar todas as Youkais que viviam lá. Apesar de aparentar ser durão e não se importar com ninguém, ele tem muito afeto por sua irmã. Sua principal arma é uma Katana (espada japonesa), e seus principais ataques, Chamas Negras Mortais (Jao Ensatsu Rengoku-Shou) e Chamas Mortais do Dragão Negro (Ensatsu Kokuryu-ha), seu último golpe.

Aliados

Keiko Yukimura

Keiko Yukimura (Yukimura Keiko) é a garota por quem Yusuke é apaixonado. Keiko na maior parte das vezes esta sempre metida nas enrascadas que Yusuke apronta. A única pessoa capaz de controlar Yusuke é ela, pois o amor que ambos sentem um pelo outro fazer com que isso aconteça. Mesmo que isso somente aconteça no final do Anime quando Yusuke pede Keiko em casamento (no mangá eles meramente se abraçam, deixando a entender que finalmente ficariam juntos).

Mestra Genkai

Genkai é a velha mestra que treinou Yusuke, para quem ela passa a doutrina Leikou Hadouken. Na saga do torneio das trevas foi morta por Toguro mas depois ressuscita.

Sem os conselhos da velha mestra talvez Toguro não teria descoberto como despertar a força de Yusuke que acabaria perdendo a luta e sua vida.

Genkai morre de velhice na última edição do mangá, já o anime apenas deixa a entender que ela está nas últimas.

Koenma

Koenma é filho do rei Enma Dayou, rei do mundo espiritual, logo no começo do anime é ele quem propoem a yusuke que para ele voltar a vida ele teria que praticar boas ações para fazer o ovo espirutual chocar. Koema é quem passa as missoes de yusuke como agente espiritual. Costuma ficar com a aparência de uma criança com uma chupeta na boca, que na verdade é um antigo objeto capaz de acumular energia através dos anos.

Koenma julga aqueles que morrem e decide para onde estes irão. Basicamente é ele quem controla o mundo espiritual, visto que seu pai enma freqüentemente está viajando ou descansando em seu trono.

Botan

Botan é ajudante de Koenma no Mundo Espiritual. Uma menina muito alegre e atrapalhada de cabelos azuis muito agraçada. E ela que passa as Missões para yusuke, uma ordem direta de Koema Jr. Em todas a missões de Yusuke ela se encontra para apoiar e se meter em encrenca.

George Saotome

George é o fiel e engraçado ajudante de Koenma, que existe apenas no anime, que sempre o maltrata e o chama de “Diabo”. Seu nome só foi revelado no Torneio do Inferno. Mesmo com tudo isso ele mesmo engraçado apronta as melhores mancadas ao lado de Koto (raposa que apresenta os torneios).

Yukina

Yukina é a irmã mais nova de Hiei, sendo irmãos gêmeos, Ela nasce por partenogênese sem ser irmã por parte de pai de Hiei. Yukina aparace pela primeira vez no anime logo no início da segunda temporada, quando aparece também toguro.Yukina foi sequestrada e torturada para que chorasse, suas lágrimas viram pérolas; e por ser um youkai como seu irmão hiei, foi encarcerada em uma sala com lacres magicos. Por a sala estar lacrada hiei nunca achou sua irmã, até que aparece a missão de Yusuke salvá-la, mas propositalmente Koemma entrega a fita da missão a Hiei, que descobre onde a irmã esta. Yukina tem cabelos azuis, olhos brilhantes e jeito tímido conquista a todos. Não sabe que Hiei é seu irmão. Kuwabara sente uma forte atração por ela e pagando os melhores micos do anime. Yukina é tímida e retraida, mas se solta ao lado de suas amigas Botan e Keiko. Sua morada era o Makai, mas atualmente é a casa da Mestra Genkai. Seu poder é de cura(no final do mangá ela vai fazer intercâmbio na casa dos Kuwabara).

Shizuka Kuwabara

Shizuru Kuwabara (Shizuka na dublagem brasileira) é a irmã de Kazuma Kuwabara, uma Mulher que vive fumando e sempre esta de olho em Kuwabara. Outra mulher que é capaz de parar Kuwabara. Sua melhor vocação e as vezes da conselho e sermões para Kuwabara e tem poder espiritual elevado. No anime ela tem uma pequena queda por Sakiyo (do time dos ‘Malvados’).

Piu

Piu (Puu, na versão em em japonês) é uma criatura que nasceu do ovo dado a Yusuke Urameshi que se alimentou dos sentimentos dele e está ligado à vida de Urameshi.

Atsuko Urameshi

Atsuko Urameshi é a mãe do Yusuke. É uma alcoólatra e por isso é maluca e irresponsável. Ela tem 29 anos de idade e se fizermos as contas, iremos descobrir que quando ela teve o Yusuke, tinha apenas 15 anos. Ela, na sua época de colégio, era uma sukeban (nome para as arruaceiras de escola) e ficou grávida por falta de precaução. Ela também sonhou que Yusuke lutaria contra os demônios do inferno e que ele vencia todos eles o passatempo dela é ficar fumando uma macconha e bebendo um cafezinho.